JP INOX® 

Telefone .: 253 052 788

Fax.: 253 108 235

JP INOX®   2006-2019 © Todos os direitos reservados.  Braga Portugal                                                                 Termos de Privacidade e de Utilização                            CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Manutenção Inox

 

Os aços inoxidáveis são seleccionados para aplicação na arquitectura, assim como para outras aplicações, pela sua resistência a corrosão. Esta é a primeira consideração no processo de selecção.

Factores ambientais como temperatura e humidade precisam ser considerados, mas a localização do projecto deve ser considerada em primeiro lugar.

As localizações podem ser classificadas como:

RURAL - áreas não poluídas, situadas no interior e afastadas de atmosferas e resíduos industriais.

URBANA - áreas residenciais, comerciais ou áreas com industriais leves com poluição não agressiva do ar.

INDUSTRIAL - são caracterizadas pela poluição do ar, através da presença de dióxido de enxofre ou gases liberados por indústrias químicas, que podem formar ácidos condensados potencialmente perigosos.

LITORÂNEA – áreas com presença de spray marítimo ou bruma. Estes contêm cloretos os quais podem condensar quando a humidade da superfície evapora.

O meio ambiente não pode ser definido precisamente com os termos acima indicados e também é importante levar em conta que mudanças ambientais poderão ocorrer durante o período de vida do projecto, isto é, o ambiente poderá se tornar mais poluído ou mais limpo.

Adicionalmente micro-climas podem influenciar a categorização geral e devem ser pesquisados antes de seleccionar o tipo de aço inoxidável a ser empregado. Micro-climas podem existir em regiões costeiras ou perto de plantas químicas, onde ácidos condensados podem se formar inesperadamente.

De forma geral o aço 304 pode ser utilizado na maioria das áreas, excepto em áreas indústrias fortemente poluídas ou na maioria das áreas litorâneas. Nestas a escolha preferencial deve ser o aço 316.

Outros factores na escolha do tipo de aço são:

Acabamento superficial

Projecto

Técnica construtiva

Facilidade de limpeza e manutenção

Propriedades físicas e mecânicas do aço inoxidável

- A limpeza periódica é recomendável para o aço inoxidável, como para a maioria dos materiais empregados no exterior de edifícios. Para instalações em áreas com alta contaminação do meio ambiente, dentro da cidade ou em zonas perto do mar, tem de ser feita uma limpeza profunda e minuciosa com produtos específicos de limpeza e conservação (não os do supermercado que dizem para inox), a cada 1-2 meses ou assim que notar algumas manchas na superfície do material em aço inoxidável.

- Como regra geral, quanto mais fino o acabamento, maior a resistência á corrosão.

- No projecto devem ser evitadas frestas, que facilitam o processo de corrosão

- Técnicas construtivas que evitem frestas devem ser consideradas.

-Rebites de alumínio devem ser evitados na fixação de painéis de aço inoxidável, pois poderá ocorrer corrosão galvânico.

- As propriedades mecânicas dos tipos mais comummente utilizados 304 e 316 não deve em geral ser causa de preocupação. A expansão térmica destes materiais é um terço da maioria dos outros tipos de aços.